Secretaria de Administração realiza encontro com representantes da agropecuária e meio ambiente para elaboração do PPA e LOA

Por Emerson Souza Miler

Na manhã do dia 10 de agosto, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Administração realizou um encontro com representantes da agropecuária e do meio ambiente para participação desse público junto à elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

O PPA e a LOA são instrumentos orçamentais utilizados pelo governo municipal para organizar e administrar o orçamento público. O PPA tem vigência quadrienal, e LOA tem vigência anual, com vigência de 01 de janeiro a 31 de dezembro. Uma vez elaborada a proposta orçamentária do município, o Prefeito Municipal enviará a proposta para votação e aprovação pela Câmara Municipal.

A realização da reunião foi coordenada por Rubens Lins, responsável pelo Departamento Municipal de Planejamento, da Secretaria de Administração. O evento ocorreu no Auditório Nádia Maria Violin Tosti, localizado na Escola Municipal Evilásio Vasconcelos, e teve a participação do Vice-Prefeito e Secretário de Administração e Planejamento Ademilson Valverde, do Secretário de Fazenda Élcyo Vinícius Rodrigo Lemos de Aguiar e do Secretário de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio Vagner Meira Teixeira.

No início da atividade, foram realizadas duas palestras sobre os temas, PPA e LOA, ministrada por Rubens Lins; e Orçamento Participativo, realizada por Vagner Meira, Secretário de Agricultura. Durante as oficinas, os participantes puderam apresentar propostas e projetos para áreas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento econômico e meio ambiente, que irão subsidiar a elaboração do PPA (2022-2025) e LOA (2022) do setor Agropecuário e do Meio Ambiente.

A mobilização das instituições participantes foi realizada pela Secretaria de Agricultura, por meio de convites individuais feitos aos representantes das organizações e lideranças sociais.

Importante ressaltar a participação de membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), do Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEA), EMPAER, Sindicato Rural, Sindicatos dos Trabalhadores e Associação Rurais, além da Associação de Catadores e representantes da Feira Municipal.